Fumante não teme morrer

Duas informações interessantes sobre o tabagismo: 1) avisos nos maços de cigarro que alertam para risco de morte em consequência do vício fazem os consumidores fumarem mais; 2) a nicotina no sangue é mais elevada no sangue quando o cigarro é fumado nos primeiros cinco minutos do dia, após a pessoa ter acordado.
No primeiro caso, estudo conduzido por psicólogos dos EUA, Suiça e Alemanha mostrou que os avisos não ligados à morte, como "fumar deixa você menos atraente" ou " o fumo afeta as pessoas próximas a você" são mais eficientes contra o tabagismo.
"Em geral, quando os fumantes deparam-se com mensagens antifumo ligadas à morte nos maços, eles tentam lidar com a situação abraçando o risco. Boa alternativa é tentar mostrar que a morte deles pode fazer com que outras pessoas também fumem", escreveram os autores.
O estudo foi feito com 39 alunos de psicologia fumantes, de 17 a 41 anos.
A pesquisa foi publicada no Journal of Experimental Social Psychology .
No segundo caso, o estudo é da Universidade Penn State, nos EUA, e a recomendação é de que o tabaco seja consumido pelo menos uma hora após o despertar.
De acordo com a investigação, o consumo de tabaco nos primeiros cinco minutos do dia aumenta a quantidade de nicotina no sangue até 437 nanogramas por mililitro (ng/ml).
Fumar entre os seis e os 30 minutos eleva até 352 ng/ml os níveis de nicotina no sangue e, depois de uma hora, este aumento fica-se pelos 215 ng/ml.
Foram medidos os níveis de nicotina no sangue e na urina de 252 pessoas que fumavam, pelo menos, cinco cigarros por dia durante dois anos.
As conclusões deste estudo alertam para o maior risco de câncer no pulmão no caso das pessoas que acendem o cigarro pouco tempo após acordarem.