Cigarro enfraquece os ossos


A mulher, sempre preocupada com a osteoporose, que ataca mais o sexo feminino, tem motivo a mais para nunca fumar: a nicotina atrapalha a absorção de cálcio; o monóxido de carbono reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio, o que leva menos oxigêncio aos micro-vasos dentro dos ossos, que assim tornam-se mais frágeis.
A explicação é do ortopedista Leonardo Rocha, Chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Adulto do  Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). 
Ele disse que as crianças cujos pais fumam são as maiores vítimas de doenças relacionadas à má formação óssea.
 “Existe um problema chamado enfarte ósseo, que acomete principalmente crianças com pais fumantes. Ocorre coagulação no micro-vaso sanguíneo. Isso gera morte do tecido ósseo. 
A criança pode sentir dores e até ter uma deformidade”, afirma Leonardo.
Além disso, o fumo aumenta a possibilidade de osteoporose. 
“É mais difícil o paciente tabagista recuperar-se de problema nos ossos, pela dificuldade em absorver o cálcio. A grande verdade é que o cigarro afeta quase todos os órgãos. Quem fuma até nove cigarros por dia tem seis vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão do que não-fumantes", completa o pneumologista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ricardo Meirelles